O PÃO NOSSO DE CADA DIA
novembro 23, 2024Prof. Dr. Joceval Bitencourt
A
culinária é um espetáculo cultural. Brincando com os temperos, misturando
ingredientes e sensações distintas, em busca de um sabor que agrade ao paladar,
o povo vai construindo a sua memória, fincando raízes do seu pertencimento,
formando sua identidade e indicando as suas formas de se relacionar com o
mundo. É possível estudar um povo, a sua cultura, suas crenças, seu
comportamento, inclusive a sua moral, através dos modos como ele se relaciona
com os elementos que compõem a sua alimentação. Diz-me o que comes, dir-te-ei
quem és. “O caráter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de
assar a carne. Um lombo de vaca preparado em Portugal, em França, ou
Inglaterra, faz compreender talvez melhor as diferenças intelectuais destes três
povos do que o estudo das suas literaturas” (Eça de Queiroz). Segundo
Lévi-Strauss, o alimento vai além da função de manter um corpo vivo, ele serve
para pensar. Em seu livro Mitológicas, o
pensador estruturalista recorre aos alimentos, bem como suas formas de
preparos, para analisar e entender as diversas manifestações da cultura
indígena. Facilmente agregam-se aos alimentos valores,
tornando-os mais que um simples alimento, mas, um bem cultural, sobre o qual,
por identificar uma sociedade, não importando se uma pequena região geográfica
ou um país, incorpora-se um culto, uma devoção, no limite, uma verdadeira
paixão.
Na festa
das paixões, a razão não é convidada. Perde-se o seu tempo quem queira
encontrar, no terreno pantanoso das paixões, argumentos lógicos, verdades
comprovadas, chancelada pela bitola da ciência, que possa justificá-las, não
irá encontrar, esse não é o seu lugar. Em oposição à episteme, lugar
segura e certos, onde se assentam as verdades claras e distintas, o território
da doxa, é o campo das opiniões, do achismo, do relativismo exagerado,
onde, cada um, prisioneiro em suas gaiolas de certezas, afirma as “suas
verdades”, como verdades supremas, superiores à todas as outras. A culinária é
um campo fértil e favorável à prática das paixões. Nenhuma culinária é melhor
do que aquela do seu país, da sua região, aquela preparada pela melhor
cozinheira do Mundo: sua mãe. Envelhece-se, carregando na memória dos sentidos,
os aromas, os sabores dos alimentos da infância. Lembro-me do “cortadinho de abóbora,
com carne-seca”, feito por minha mãe, na minha infância. Sem sucesso, segui
pela vida farejando aquele aroma que tanto alegrava a alma da minha aurora. Na
arte de fazer “cortadinho de abóbora, com carne-seca”, minha mãe tornou-se
invencível. todos que tentaram assumir o seu altar, fracassaram. Ao passado
alimentar, rende-se reverência e devoção, torna-se um território
religioso. Ninguém, por maior que seja a
sua criatividade na arte de brincar com os temperos, jamais alcançará a
perfeição do alimento que conquistou minha devoção. Assim, como um crente
defende a sua igreja, o torcedor, defende o seu time preferido, o homem, com a
mesma fé, defende o alimento que identifica a sua cultura. Em geral, quando
nossas escolhas são prisioneiras das nossas
paixões, o adjetivo “melhor” torna-se o seu identificador. Entretanto,
aqui vale uma observação, esse adjetivo de superioridade sempre está do meu
lado, enquanto, do lado oposto, encontra-se o meu opositor, um sujeito, quase
sempre desprovido de bom senso, dotado de um paladar duvidoso ou pouco refinado...
Assim, o “melhor”, é sempre aquilho que ele escolhe, que se encontra na
demarcação dos seus afetos afirmativos. O seu Deus, é o “melhor”, o seu time de
futebol, é o “melhor”, a sua culinária, é a “melhor”... Colocar sob suspeita
esse adjetivo, é correr risco de vida. A verdadeira “moqueca” é a baiana, a
moqueca capixaba, não é moqueca, não passa de um “caldo” ou “ensopado de
peixe”. É o que diz um baiano. Se estiver falando um capixaba, com certeza,
inverte-se os valores, a moqueca baiana passa a ser a falsa moqueca. Lembrei-me
de um conhecido, carioca raiz, daqueles que contempla e avalia o Mundo pela
bitola de sua terra natal, apaixonado pelo “biscoito globo”, vocifera, perde
completamente o bom senso, quando alguém ousa dizer que, para além do Rio de
Janeiro, em outras regiões do país, esse tipo de biscoito de polvilho, mesmo
tendo outros nomes, é muito comum. Enraivecido com tal constatação, não podendo
negar os fatos, lutando para não perder o território de sua verdade, busca, de
imediato, restaurar a superioridade de sua paixão. De arma em punho, enfrenta o
seu detrator, diz: - “Pode até ser que exista por aí algo parecido com o
biscoito de polvilho, mas, com absoluta certeza, o verdadeiro e melhor biscoito
de polvilho do mundo, que o carioca tanto ama, é o Globo, fabricado no Rio de
Janeiro, servido em suas praias, acompanhado de um bom chá mate gelado”. O seu opositor, vendo-se diante de argumentos
tão apaixonados, buscando não colocar a sua vida em risco, renuncia à luta,
deixa-se vencer.
O que vale para fronteiras próximas vale para
as mais distantes. O alimento do outro parece estranho, porque, simplesmente
não é o nosso, não faz parte de nossa cultura. Assim, para um ocidental, sempre
parecerá muito estanho a culinária da Índia, e mais ainda a da China. Pergunta
um ocidental: como alguém é capaz de comer aquelas estranhas iguarias? Em tempo
da abonança, é possível que certas perguntas façam sentido, mas elas desaparecem,
quando a escassez, a fome se alastra sobre uma determinada região ou povo.
Nesses momentos, desaparece o preconceito em relação à cultura alimentar. Come-se de tudo. A fome
passa a reger a escolha alimentar. Sócrates, acusado por um sofista de viver
uma vida miserável, inclusive descuidando de sua própria dieta, alimentando-se “das viandas mais
grosseiras”, responde ao seu acusador: “Achas minha vida miserável porque minha
alimentação é menos sã ou menos nutritiva que a tua? Porque meus alimentos
sejam menos difíceis de obter que os teus, os quais são mais raros e mais
delicados? Porque os manjares que preparas te saibam melhor ao paladar que os
meus a mim? Não sabes que quem come com apetite não tem necessidade de
condimento, que para quem bebe com prazer, fácil é prescindir da bebida que não
tem?” (Xenofonte – Memoráveis, I:VI). O melhor menu é ter à mesa
“o pão nosso de cada dia”, não importando a sua natureza ou procedência. Assim,
aquilo que, a princípio, parece causar estranheza e nojo, por sua
excentricidade, ou mesmo por sua pobreza nutricional, sob certas
circunstâncias, passa a ter um valor especial, quase um “manjar dos deuses”.
“[...] Baleia trazia entre os dentes um preá”, todos gritam de alegria. Não
morreriam de fome naquele dia. ‘Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e
como o focinho estava ensanguentado, lambia o sangue e tirava proveito do
beijo” (Graciliano Ramos – Vidas secas). “Freitas via a mucunã por prisma
diferente. Tinha certeza de ser muito venenosa e, como tal, a maior assassina
que o Ceará tem tido, durante as secas; mas também sabia que a ação tóxica
podia ser modificada ou mesmo destruída, segundo o processo empregado na
extração da fécula. Preparada por mãos ignorantes, é sempre um veneno e nunca
um alimento. Convencido disso, dispõe a prepará-la com o máximo de escrúpulo – (Rodolfo
Teófilo – A fome). Diante da fome, a luta é pela
sobrevivência, não pela qualidade do alimento. A vida é um bem natural, base de
todos os outros bens. Preservar esse bem natural, é a luta maior do homem. De
todos os monstros que o homem precisa enfrentar em busca da preservação de sua
vida, nenhum é mais feio e perverso do que o monstro da fome. Ela tira do homem
a sua dignidade, desumaniza-o, definha o seu corpo, resseca a sua alma,
tornando-o, no limite do ser, a expressão do nada. “Nenhuma calamidade pode
desagregar a personalidade humana tão profundamente e num sentido tão nocivo
quanto a fome" (Josué de Castro – Geografia da fome). A fome é o olhar da morte vigiando o homem, do amanhecer
ao anoitecer. É preciso vencer a morte, é preciso sobreviver. Não há muito
o que escolher. Come-se, simplesmente: come-se, sem escolher o que. A alma se
alegra diante de qualquer coisa que possa silenciar os gritos de um estômago
vazio. Diante da fome, o homem se comporta como “um pássaro malvado”, que tem
lá no Sertão: “Carcará / Pega, mata e come / [...] Carcará / Não vai morrer de
fome...” (João do Vale – Carcará).
Entende-se
o porquê de as circunstâncias históricas, em seus mais diversos aspectos:
culturais, geográficos, climáticos, populacional..., de cada povo, determinarem
sua escolha alimentar. Com a população que tem a China, não se pode dar ao luxo
de escolher o que comer, come-se de um tudo. O povo do nosso canto, filhos da
terra seca e rachada, na qual o alimento quase não brota, segue o mesmo
caminho, ter o pão para matar a fome, não importando a sua qualidade, já é uma
grande festa. Quando o seu torrão natal seca o seu ventre, não
sendo mais capaz de gerar o alimento necessário ao seu sustento e dos seus
rebentos, quando o canto do acauã anuncia que a morte se aproxima, o homem parte, triste, abandonando a sua terra
natal, que ele tanto ama, e migra para outras bandas em busca de vida. “Quando
oiei a terra ardendo / Qual fogueira de São João / Eu preguntei' a Deus do céu,
uai / Por que tamanha judiação? [...] Que braseiro, que fornaia / ‘Nenhum pé de
prantação' / Por farta d'água perdi meu gado / Morreu de sede meu alazão /
[...] Inté mesmo a asa branca / Bateu
asas do sertão / Entonce eu disse: adeus, Rosinha / Guarda contigo meu coração / [...] Hoje
longe, muitas légua / Numa triste solidão / Espero a chuva cair de novo / Pra
mim vortar pro meu sertão...” (Luiz Gonzaga – Asa Branca – MPB.)
No último capítulo de Vidas secas, A fuga, Graciliano Ramos narra
a triste partida daqueles retirantes em busca de vidas em terras
desconhecidas... “Na planície
avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham
caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam
pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem
progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem
dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala”.
Enquanto caminham sobre a sua dor, sonham com a terra prometida...“Uma cidade
grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas
difíceis e necessárias. [...] chegariam a uma terra desconhecida e civilizada,
[...] E o sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos... (Vidas secas).
É verdade,
o sertanejo, “é, antes de tudo, um forte”, como disse Euclides da Cunha, em Os
sertões, mas, até a força dos fortes tem limites. Diante da insurreição da
terra, diante do preludio de sua desgraça, o homem enfraquece, queda-se,
vendo-se vencido, entrega-se a Deus, na esperança de nele encontrar a força
necessária à sua salvação. “O Senhor é a minha força” (Salmos - 28:7).
Essa é uma luta inglória. Sua fé cega não o salvará. Deus dele já se esqueceu
dele. Sua devoção, encantada por suas orações, não se converte em chuva, não
fertiliza a terra, não tem forças para fazer brotar daquela terra morta, o pão
para matar a sua fome. Os filhos da seca, conduzidos pelos caçadores de almas
abandonadas, sem forças para resistir, tornam-se facilmente prisioneiros das
superstições que lhe são apresentadas, seguem, em romaria, em direção ao
cruzeiro – lugar alto, geralmente um morro, afastado da cidade, tendo uma cruz
como referência -, rogando a São José que tenha clemência da sua miséria e lhe
mande água. “Meu
divino São José / Aqui estou em vossos pés / [...] Aqui estou em vossos pés /
Nos dê chuva com abundância / Meu Jesus de Nazaré / Meu divino São José / Pela
cruz que trais na mão / Nem de fome, nem de sede / Não mate seus filhos não /
Quem fizer sua devoção / Tenha fé no
coração / Que numa hora pra / Ver chuva
de Deus no chão... Ao Senhor que está na
cruz / Vos ofereço este bendito / Ao Senhor que está na cruz / Que nós dê chuva
e bom tempo / Para sempre, amém, Jesus”.
Cada povo,
regido por suas faltas, driblando suas adversidades, vai se reinventando,
metamorfoseando-se, adaptando-se às circunstâncias, inclusive em suas formas em
lidar com os alimentos. Diante do risco da fome, todos se parecem, todos tem um
mesmo objetivo: sobreviver. No século XIX, alcançando suas futuras guerras,
período de grande escassez de alimentos, a batata salvou a Europa, tornando-se
a sua grande reserva alimentar. Devido
ao seu alto valor proteico, alimento de fundamental importância para a população,
o tubérculo tornou-se objeto de desejo. Tê-lo, demostrava sinal de força,
possível vitória diante do inimigo. “Ao vencedor, as batatas”. Em Quincas
Borba, Machado de Assis analisa a importância da batata na correlação de
forças entre as sociedades. “Supõe tu um campo de batatas e duas tribos
famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim
adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas
em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não
chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a
destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e
recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas
públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse
isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o
homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo
racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao
vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”. Sobreviver, sem nenhuma
vitória, só sobreviver, conquistar o direito de se manter vivo, vencendo todos
aqueles que sucumbiram a misérias dos tempos, encontram nas batatas o alimento
da vida, é o que justifica a luta dos desvalidos, daqueles que se tornaram
excluídos e invisíveis da sociedade. Em 1885, Van Gogh, através de sua famosa
obra, Os comedores de batatas, representa bem esse momento de crise. Em
cada traço desta obra, o autor denuncia a condição existencial do homem que vai
sendo abandonado pelo progresso que está chegando. É um triste quadro da
condição humana. Em torno de uma mesa, uma família de camponeses compartilha
uma refeição, tendo as batatas como único alimento. Com mais sombra do que luz,
acentuando as cores escuras – pastel, traços toscos, o autor busca, através de
uma estética realista, denunciar o abandono do homem do campo que vai se
tornando invisível com a chegada dos tempos modernos, com a chegada do
progresso da revolução industrial.
Sem
dificuldade, poder-se-ia contar, através dos alimentos, a história da
humanidade. Priorizando este ou aquele alimento, conforme a ordem das
circunstâncias, segundo a qual o homem se vê e se reconhece no mundo. Não há
dúvida, a cultura alimenta o espírito, o alimento alimenta o corpo. Mas, quase
sempre, eles se encontram, se unificam, tornando quase impossível separá-los. É
claro que o homem não é só alimento, tão pouco é só espírito. Ambos, estão
juntos e misturado, dando as condições para que o homem faça a sua caminhada
neste mundo. “Favo de mel são as palavras suaves, doce para alma e saúde para os
ossos” (Provérbio, 16:24).
Na arte de
sobreviver, o que não falta é criatividade. Sim, de certa forma, em torno do
alimento, é através da criatividade que as sociedades se inventam, reinventam e
sobrevivem. Correndo o risco de errar, é possível afirmar que nenhuma
sociedade, em algum momento de sua história, deixou de fazer uso da
criatividade para sobreviver quando foi visitada pelo infortúnio da fome. Os franceses, não tendo como
conservar os alimentos e vendo-os entrarem em estado de decomposição, usaram a
criatividade, tornaram-se grandes criadores de molhos, com os quais salvavam,
para o corpo, aqueles alimentos que já não agradavam bem ao olfato. Sob a
recomendação de Napoleão, descobriu-se como se conservar alimentos por mais
tempo, o que garantia, nos períodos de guerra ou de castigos climáticos, que
não faltasse alimentos. Para ficarmos mais perto de casa, a nossa feijoada,
“preferência nacional”, tem sua origem nos restos dos animais sacrificados para
a refinada alimentação da casa grande, onde, vísceras, cabeça, rabos, pés...
eram encaminhados para a senzala, sendo aproveitados pelos escravos em sua
alimentação. Sem panelas para cozinhar os alimentos separadamente, eles os
reuniam todos em uma única panela, acrescentando a eles o feijão, dando origem
a nossa conhecida feijoada. O que nasceu da pobreza da senzala, não demorou,
conquistou o seu lugar na mesa das elites, sendo chancelada como um bem
cultural. Contando com o admirável
delírio dos poetas, a feijoada elevou-se à poesia, alimentando, não só o corpo,
mas também o espírito. “Vou te contar um segredo / De uma deliciosa combinação
/ É de lamber os beiços / E de esquentar o coração / Orelha de porco, rabinho e
costela / Escalda tudo e põe na panela / Pé de porco, lombo, carne seca
linguiça e feijão / Não se esqueça do louro e se quiser ponha salsão / Tempere
com alho, cebola e uma boa pimenta / Vai misturando tudo cantando uma canção /
Nossos irmãos sequer imaginaram / Que os restos que o branco rejeitou / Aos
poucos se transformou / No prato tipicamente brasileiro / Que a todos agradou /
Vem gente de toda parte / Conhecer a sua arte / Tão sofrida e tão bela / Que já
derramou muitas lágrimas na panela / Servida com laranja, couve e um arroz bem
branquinho / Não esqueça a farinha e um bom torresminho / Uma mistura perfeita,
feita com todo carinho / branco no
preto, o preto no branco / Como desejar / A miscigenação de um povo / Que acaba
de criar: Brasil e África num só lugar!” (Nivânia Carvalho). “Uma velha e perfeita cozinheira a
quem pedi a fórmula sagrada / Da feijoada à mineira, / Mandou-me. Ei-la:
"Receita de feijoada - / Tome coisa de um litro de feijão Preto, novo, sem
bicho, / E, depois de catado com capricho, / Jogue no caldeirão. / [...] Quando
estiver o caldeirão fervendo / Ou antes, deite o sal, / As mãos de porco,
orelhas e, querendo / Focinhos e rabo; isto (está claro) tendo, / Porque não
tendo é o mesmo, não faz mal. / Se, além desses preparos, deitar nela /
Linguiça e mais um osso de presunto, / Só o cheiro da panela / Faz crescer água
à boca de um defunto... (Carlos D. de Andrade).
Assim, em cada canto, o povo, vestindo-se de
suas peculiaridades, vai construindo suas relações com a comida. No primeiro
momento, usa-se o alimento como meio de preservação da vida, bem maior da
espécie; no segundo momento, o alimento é elevado a um bem cultural, adquire
uma representação valorativa imaterial. Além de alimento físico, torna-se
alimento espiritual. “[...]a cozinha é articuladora das categorias natureza e cultura...” (Lévi-Strauss). É como um bem cultural que a comida se
aproxima da religião. Traz-se para a religião, valores que estão para além de
suas representações física. O alimento sacraliza-se, incorpora-se a eles signos
e significados religiosos que cada povo adotou em suas relações com os seus
deuses. Os homens, buscando se aproximar dos deuses, estabelecendo com eles uma
certa intimidade, passam a conviver com eles no seu dia a dia. Tudo vai se
impregnando do sagrado. Os deuses estão
por toda parte. Tudo se encontra cheio de deuses. Os deuses tornam-se presentes
em tudo, inclusive nos alimentos. O pão, já não uma simples mistura Química de
vários elementos: água, farinha de trigo, fermento, banha, açúcar, sal..., não,
vai além disso, sacralizou-se, tornou-se um ente espiritual, uma presença
divina entre os homens. Aristóteles, citado por Heidegger, em seu trabalho: Carta
sobre o humanismo, narra o que teria ocorrido com o filósofo Heráclito.
Alguns forasteiros foram visitá-lo. Lá chegando, o encontraram junto ao fogão,
provavelmente cuidando do pão. Vendo-o num lugar tão insignificante, indigno
para um sábio, não esconderam uma certa decepção. Heráclito, percebendo o
desencanto dos visitantes, convida-os a entrar e, buscando levar um pouco de
ânimo às suas almas, diz-lhes: “Pois também aqui estão presentes deuses...”
A sacralização dos
alimentos, exige respeito, devoção, culto. Através de seus ritos, os homens
buscam a boa convivência com os deuses, busca os seus cuidados, a sua proteção.
Muda-se a religião, mas mantem-se um princípio comum: o homem, recorrendo aos deuses
em busca dos seus cuidados, em busca de sua salvação. Para agradar aos deuses,
obtendo os seus beneplácitos, os homens elaboram seus cultos, fazem suas
oferendas, põe seus alimentos no altar dos sacrifícios. Em certa medida, é em
torno do alimento que as religiões celebram a sua relação com o sagrado. Seja
com o sacrifício físico de animais, seja com a oferta dos frutos da terra,
transformados em alimentos, cozidos ou não, seja com a transubstanciação, onde
o alimento muda sua identidade substancial, transformando-se, por exemplo, o
pão e o vinho, no corpo e no sangue do Salvador. “Eu sou o pão vivo descido do
céu. Quem comer deste pão viverá para sempre. [...] Quem come minha carne e
bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois
minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue verdadeiramente bebido.
Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” (João
- 6:51-56). Recomenda-se aos desavisados, não falar mal dá hóstia,
representação viva do corpo de Cristo, devidamente guardada no sacrário, ou das
comidas de santos, ofertadas nos cultos, como, por exemplo, o bolinho de
feijão, frito no azeite de dendê, mais conhecido como acarajé, comida preferida
de Xangô, e de sua esposa, Iansã, se não quiser perecer por toda a eternidade. “No candomblé os deuses comem. Cada um tem sua
comida particular, de seu agrado
pessoal, de sua
preferência pessoal” ( Vivaldo C.
Lima - A anatomia do
acarajé...). Segundo o
babalorixá e antropologo, Vilson Caetano, “Não existe candomblé sem comida. É uma
religião que gira em torno de comer...”.
Os Orixás são exigentes, gostam dos alimentos bem preparados. Tem
paladar refinados. Quem deseja agradá-los e, em troca, receber os seus
cuidados, deve qualificar-se na arte da culinária sagrada. Para não correr
riscos, desejando agradar Iansã, filha de Iemanjá e Oxalá, amante de Xangô,
preparando-lhe um saboroso Vatapá, por segurança, melhor recorrer aos
ensinamentos de Dorival Caymmi, um Buda Nagô, segundo Gilberto Gil, com certeza
o resultado não desagradará os Orixás: “Quem quiser vatapá, ô / Que procure fazer / Primeiro o fubá / Depois o
dendê / Procure uma nega baiana, ô / Que saiba mexer / Que saiba mexer... /
[...] Bota castanha de cajú, um bocadinho mais / Pimenta malagueta, um
bocadinho mais... / [...] Amendoim, camarão, rala um côco / Na hora de machucar
/ Sal com gengibre e cebola, iaiá / Na hora de temperar / Não para de mexer, ô
/ Que é pra não embolar / Panela no fogo / Não deixa queimar / Com qualquer dez
mil réis e uma nega, ô / Se faz um vatapá...
Sinto-me
estranho, vendo-me como um ser de um outro planeta, quase um negador das
iguarias dos deuses. Como ateu que sou, não me submeto ao sacramento da comunhão, momento no qual o cristão
recebe o corpo e o sangue de Cristo; por outro lado, mesmo vivendo na terra
onde se cultua vários alimentos, regidos pela identidade do azeite, não faz
parte do meu hábito alimentar. Mesmo morando em uma cidade onde o acarajé é
cultuado, não como um simples alimento, mas como uma iguaria consagrada aos
deuses, levo cinco ou seis anos sem apreciá-lo. A culpa não é do acarajé, tampouco de elitismo de minha parte, é que, de
verdade, não tive sorte, mesmo tendo nascido na Bahia, nascendo numa região
onde o azeite (de dendê) não faz parte da culinária. Por aquelas bandas, bem
longe do litoral, pouco se consumia frutos do mar, no máximo, muito raramente,
se consumia peixes de água doce, pescados em algum rio da redondeza. Por outro
lado, é uma região que sofreu muito pouco a influência da culinária originária
da África que, ao aqui chegar, misturando-se à nova cultura, tornou-se a
culinária afro-brasileira. Por muito tempo, essa culinária me era desconhecida.
Fui conhecer essas iguarias, já na fase dos quinze anos, quando meu hábito
alimentar já estava formado. Claro que novos hábitos podem ser adquiridos, e
velhos hábitos abandonados ou reformados, não nego, mas também não nego que
essa seja uma tarefa fácil. O hábito é conservador, acaba por criar raízes
profundas, resistindo às mudanças. Com o tempo, acabei me aproximando da comida
de azeite, vez em quando faço uso de suas delícias, mas, para ser sincero, é um
alimento que ainda não conquistou minha alma, ainda não me tornei seu devoto.
Não faz muito tempo, convidado a visitar um terreiro de candomblé, em uma noite
festiva, depois de admirar o belo culto, lá pelas tantas, foi servido um
caruru, com todos os seus sagrados acompanhamentos. Não posso mentir, comi como
um deseducado que, sem regras, sem limites, comete o pecado da gula, dando ao corpo
mais do que ele precisava. Assim, anarquicamente, sem devoção, mas com
respeito, vou frequentando as igrejas, comendo do seu pão, bebendo do seu vinho.
Bem, vamos
voar para outro canto, prefiro não adormecer à sombra de minhas preferências
culinárias. Querendo fugir de uma observação particular, acabamos por cair em
outra, agora sobre uma certa preferência dos deuses. Falando neles, não se pode
negar, sempre tiveram bom gosto. Não é por outro motivo que os homens buscam
imitá-los, tomá-los como referência na condução de suas vidas. É olhando para a
configuração de seus deuses que o homem vai se construindo à sua imagem e
semelhança. No primeiro momento, o homem inventa o seu ideal, no segundo
momento, imita-se nele, toma-o como referência na configuração de sua própria
ordenação existencial. Segundo a religião, pelo menos para aquela na qual se sedimenta
a formação cultural do Ocidente, o mundo encontra-se duplicado. Em um dos
Mundos, habita o homem, com suas faltas, seus pecados, no outro Mundo, reina um
Deus todo poderoso, um Ser perfeito, total, cheio, esférico, encarnação da
ausência de qualquer falta. O papel da religião é religar - religare -
esses dois mundos, levando de volta o homem para a sua casa originária, aquela
na qual ele vivia antes de sua queda, de sua expulsão do Paraiso. Cada homem,
condenado por sua falta, a viver no mundo do engano, da dor, do sofrimento,
deve, através de sua fé, buscar purgar as suas faltas, purificando-se dos seus
pecados, para que, ao final da sua caminhada, possa retornar à casa do Pai,
conquistando a vida eterna. Se esta é a condição do homem, não lhe resta muitas
alternativas. Melhor tomar cuidado, mantendo-se perto dos deuses, não se
distanciando das suas promessas. Para não os ter como inimigo, o homem busca
agradá-los, colocando sobre o altar do sacrifício aquilo que eles mais gostam
de receber: “o pão da vida”. Os deuses não se contentam com pouco. Não é um
simples pedaço de pão que é ofertado aos deuses, não, ao contrário, é “o pão da
vida”, no limite, é a própria vida que é ofertada em sacrifício. É de vida que
os deuses se alimentam.
Como os
deuses são exigentes, todo sacrifício a eles dirigidos, devem obedecer aos
preceitos indicados pelo livro sagrado, ou através da força da cultura oral
que, ao longo dos tempos, vai transformando a tradição em leis. Fora dessas
demarcações legais, o sacrifício pode não agradar aos deuses. E, neste caso, o
sacrifício terá sido em vão. Esse é um risco que nenhum devoto quer
correr. Logo, “[...] para ser aceito
deverá oferecer um macho sem defeito, novilho, carneiro ou cabrito” (Levítico:
22:19). “Nunca sacrificarás para Iahweh
teu Deus um boi ou uma ovelha com defeito ou qualquer coisa grave: seria uma
abominação para Iahweh teu Deus” (Deut. - 17:1). Se a
oferta ao sacrifício for uma jovem – ou um jovem -, que esta seja virgem, que
ainda não tenha sido alcançado pela impureza da menstruação ou do sêmen. A
menstruação, no caso da mulher, e a emissão de sêmen, no caso do homem, são
manifestações físicas que evidenciam a “imundice” humana. “[...] Qualquer um
homem tiver emissão seminal, deverá banhar com água todo o corpo, e ficará
impuro até a tarde”. “[...] Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue e que seja fluxo de sangue do seu corpo,
permanecerá durante sete dias na impureza das suas regras” “[...] no oitavo dia
tomará duas rolas ou dois pombinhos e os trará ao sacerdote, [...] O sacerdote
oferecerá um deles em sacrifício pelo pecado, e o outro como holocausto. Assim
fará o sacerdote sobre ela, diante de Iahweh, o rito de expiação do seu
fluxo, que a tornou impura” (Levítico 15:14). O monstro Minotauro,
aprisionado em um labirinto, alimenta-se de seres humanos. Todo ano, como forma
de pagamento de uma dívida, Atenas, encaminha quatorze jovens, em estado
virginal, sete homens e sete mulheres, para Creta. Teseu, mais tarde, com a
ajuda de Ariadne, princesa de Creta, abateu o horrendo Minotauro, salvando,
assim, Atena de ter que continuar sacrificando os seus jovens virginais. A
virgindade torna-se uma obsessão dos deuses. Na terra, seus supostos
representantes, buscam imitá-los. Conta a lenda, carregando consigo suas
controvérsias hermenêuticas, que Aisha, uma das esposas de Maomé - a que ele
mais gostou -, lhe fora ofertada, pelos seus pais, ainda criança, com menos de
sete anos, entretanto, o cuidadoso profeta esperou que a sua amada completasse
nove anos de idade para, de fato, tê-la como mulher, consumando o seu
casamento. O próprio Deus, quando escolheu uma mulher para conceber o seu
filho, a escolhida foi uma jovem que, apesar de ser casada, manteve-se virgem,
e mesmo depois de conceber o seu filho, permaneceu virgem, “em uma virgindade
eterna”. Como isso é possível? Para a religião, tudo é possível. Nesse caso, ao
que parece, José, seu esposo, nunca consumou o seu casamento, só foi um piedoso
cuidador de Maria.
Escrever é um
constante caminhar, perdendo-se e reencontrando-se e voltando a se perder... As
fronteiras vão se alargando, sem perceber, vamos nos distanciando da referência
que orientou o início da caminhada. A intenção original era falar sobre a
relação entre o alimento e a vida. Tal intenção permanece. É hora de voltar
para casa, reconectar os fios soltos, amarrar os nós.
Onde
muitos são os deuses, muitos são os alimentos sagrados. Cabendo a cada deus, ou
a cada divindade, na ordem de sua relação com o sagrado, o alimento de sua
preferência, aquele que mais o deixa alegre. Exu: a farofa de azeite de dendê;
Ogum: feijoada, de preferência com muitas carnes; Iansã: acarajé, aos erês,
cocadas; Omolu: gosta de pipocas... além de ofertar às suas entidades
espirituais o sacrifício de animais... O hinduísmo tornou a vaca um animal
sagrado, evitando o sacrifício dos animais, excluindo as carnes e os peixes,
alimentam-se basicamente de vegetais, legumes, cereais, lentilha, coalhada,
leite.... Com esse tipo de alimentação, espera-se agradar ao seu Deus Supremo.
Krishna agradece. O judaísmo, por sua vez, elabora o seu cardápio alimentar,
distinguindo os alimentos “puros” dos “impuros”, segundo o que determina o
Antigo Testamento. O povo de Israel deve se alimentar de todo animal que tem
“casco fendido e que ruminam”, deles tem origem os alimentos puros. Entre os
“alimentos impuros”, que devem ser evitados, estão, o coelho, a lebre, o porco
(que, apesar de ter o casco fendido, não rumina), entre outros... Dos alimentos
originários das águas doces ou salgadas, tudo que tem barbatanas e escamas,
pode ser consumido, todo o resto são alimentos impuros, que devem ser
evitados... Posição diferente toma o cristianismo. Já profundamente
influenciado pelo iluminismo helênico, afasta-se do irracionalismo
pré-conceitual e aproxima-se do mundo do conceito, onde o mundo da natureza
começa a ser decifrado e organizado segundo a ordem da razão.
Se no
Antigo Testamento, quem rege é o Deus da força, “olho por olho, dente por
dente”, como orienta Moises, Levítico, 24:19. O Novo Testamento, ao
contrário, a força é substituída pelo amor, a vingança, pelo perdão, como diz Mateus,
5:39: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém,
vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita
oferece-lhe também a esquerda”. Revoga-se a velha lei. “Assim sendo, ao falar
da nova aliança, tornou velha a primeira. Ora, o que se torna antigo e
envelhece está prestes a desaparecer (Hebreus – 8:13). Em substituição à
força, o amor passa a ser a Lei que irá orientar a relação entre os homens, bem
como a sua relação com o Cosmo. [...] e um deles, - a fim de pô-lo à prova - perguntou-lhe: “Mestre, qual é o maior
mandamento da Lei?” Ele respondeu: Amarás
ao Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Esse é o maior e o
primeiro mandamento. O segundo é semelhante a este: Amará o teu próximo como a ti mesmo. Desses
dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus – 22:35,40).
É a ascensão da cultura sobre a natureza. Já não há mais lugar para, em louvor
aos deuses, a prática do sacrifício físico, de homens ou animais, deslocando-se
o sacrifício para uma representação simbólica. Para a nova religião, aquela que
anuncia o Filho de Deus como o verdadeiro alimento do homem, não há alimentos “impuros”,
o homem pode alimentar-se de tudo o que Deus lhe ofereceu, indicando unicamente
que, em certos dias do ano, por exemplo, da Páscoa –, quando se comemora
a vitória de Cristo sobre a morte, o cristão deve evitar as carnes, compondo
sua alimentação com peixes. Excetuando essa restrição alimentar, não há outra,
todos os alimentos são puros, podendo o homem alimentar-se de tudo que foi criado
por Deus. Nada há no exterior do homem que, penetrando nele, o possa tornar
impuro; mas o que sai do homem, isso é o que o torna impuro. “[...] Não
entendeis que tudo o que vem de fora, entrando no homem, não pode torná-lo
impuro, porque nada disso entra no coração, mas no ventre, e sai para a fossa? (Marcus:
7:15-19).
Serpenteando pelas complexidades culturais, a humanidade vai trilhando o
seu percurso, lutando para preservar-se, sem deixar que lhe falte aquilo que é
condição para a sua própria existência: “o
pão nosso de cada dia”.
Misturando os seus temperos, cada sociedade vai construindo, através dos
alimentos, sua identidade cultural. Cada povo, imerso nos seus alimentos, vai
se fazendo presente no mundo, existindo enquanto sociedade humana, abrindo suas
portas, suas janelas e seus aromas, para as diversidades culturais do mundo.
Assim caminha a humanidade, alimentando-se do Mundo, fazendo-se Mundo.
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